sábado, 1 de dezembro de 2012

Mitologia Grega, MOOC's e o Pomo da Discórdia!


Estou me sentindo como Odisseu, despertando nas areias da ilha de Ithaca, após sua longa, intensa e muito enriquecedora jornada! (ou porque não dizer: "odisseia"?!) Em outras palavras, acabei de completar um incrível curso online sobre Mitologia Grega e Romana, ministrado pela University of Pennsylvania e pelo ótimo Prof. Dr. Peter Struck. E o melhor de tudo, não precisei desembolsar nem R$1 em troca de tanto conhecimento! Me surpreendi com a carga de trabalho intenso e exaustivo, principalmente para um curso online e gratuito, mas cheguei ao final dessa jornada muito empolgada e com vontade de ampliar ainda mais meus horizontes!

Para quem não conhece o sistema de "Massive Open Online Courses - MOOC's" do site COURSERA, vale muito a pena dar uma pesquisada! São vários cursos interessantíssimos, ministrados por professores das universidades mais conceituadas do mundo! :)

Sempre tive um grande interesse pela Mitologia Grega e Romana, mas nunca tive a oportunidade de ir muito a fundo e desvendar os mistérios e significados ocultos destes textos escritos há milênios... Nesses dois meses me deparei com textos divertidos, complexos, trágicos e sagrados... É incrível como uma literatura tão antiga continue suscitando diferentes emoções nas sociedades contemporâneas, mesmo que muitos tenham sido escritos com objetivos claros de legitimação de rituais sagrados ou explicações cosmogônicas, por exemplo.  Muito provavelmente o homem contemporâneo deve ter perdido alguns dos significados originais desses antigos mitos e lendas, porém, se perdemos alguma coisa por um lado, ganhamos por outro. A psicologia e a antropologia, por exemplo, nos tornaram sensíveis a inúmeros significados ocultos e obscuros que podem existir no interior dessas histórias.

Templo de Apolo, em Delfos - Grécia

A Mitologia Grega e Romana é riquíssima, e apesar de muitos textos terem se perdido para sempre, ainda temos acesso a muitos trabalhos completos. Quando começamos a ler obras como a "Teogonia" de Hesíodo, os "Hinos Homéricos", as tragédias gregas, a "Odisseia" de Homero, a “Eneida” de Vergílio, etc, é muito interessante perceber como os mitos se entrelaçam e os personagens contam, muitas vezes, as mesmas histórias sob diferentes pontos de vista! (E quando você começa a tentar montar uma árvore genealógica com os deuses, semideuses, titãs, monstros, ninfas, etc... aí você já foi atingido em cheio pelo raio de Zeus, e não há mais como voltar atrás!)

Resolvi trazer aqui para o blog alguns trechos de mitos que eu mais gostei. Alguns deles eu já tinha ouvido brevemente, e por isso foi muito prazeroso entender e conhecê-los por completo, e outros eu nunca tinha ouvido nada parecido antes! Vou postar hoje a minha versão resumida do "Julgamento de Páris", e durante a semana que vem, vou postando mais um mito por dia. :) Espero que gostem!


- O Julgamento de Páris

A guerra de Tróia é um dos eventos mais explorados e revisitados na mitologia grega e romana, principalmente nas obras de Homero. Porém o mito conhecido como “O Julgamento de Páris” revela como uma simples escolha trivial foi o estopim dessa guerra!

O Julgamento de Paris - Peter Paul Rubens - 1639

A história começa quando Éris – a deusa da discórdia – descobriu que não havia sido convidada para o grande banquete de casamento de Peleu e Tétis, no Monte Olimpo. Como vingança, a deusa enviou ao evento uma maçã de ouro com a seguinte inscrição: “Para a mais bela”. Logo que viram a maçã, as três deusas Hera, Athena e Afrodite começaram uma grande discussão sobre qual delas deveria merecer o prêmio. 
Zeus, cansado daquela discussão interminável pede à Páris, um príncipe troiano, que resolva esse impasse. As três deusas, então, tentam suborná-lo. Athena lhe oferece sabedoria. Hera lhe oferece glórias e reinos. Afrodite lhe oferece o amor da mulher mais bela da mundo. Obviamente, Páris concede o título de mais bela à Afrodite.

 Paris raptando Helena -
Afresco pintado nas paredes de uma vila, em Veneza, Itália - Autor desconhecido

A deusa, então, o presenteia com o amor de Helena, a mulher mais bela da face da terra e esposa de Menelau. Os efeitos dessa decisão culminam no rapto de Helena por Páris e no estopim da grande Guerra de Tróia.

A maçã dourada oferecida à Afrodite ficou conhecida como o “pomo da discórdia”, expressão que até os dias de hoje significa algo que faça pessoas brigarem entre si.

(Quer ler mais? Clica aqui!) 

4 comentários:

Ju disse...

Uau que legal esse curso on-line Cris, vou dar uma olhada no site!

Muy Bueno o primeiro mito da série, não sabia que foi assim que começou a discórdia por Helena :) esperando os próximos!!

bjss

Edna disse...

FANTÁSTICO!!!!
Cris, parabéns pela sua dedicação e envolvimento nesse curso, vi o quanto seus olhos brilhavam quando você me contava sobre os mitos!! Também adorooooo!!

Conhecia superficialmente sobre "O Julgamento de Páris"... Muito interessante!!
Aguardando os próximos capítulos!!! rsrss

Luz Barros disse...

Bem escolhido, começar os episódios atirando-nos logo com o pomo da discórdia! :)
Um beijinho da colega courseriana e "até daqui a pouco" (porque ainda nos vamos encontrar em mais do que um curso :)) )

Sonia disse...

Vamos nos ver nos próximos cursos, Cris! Abração. Belo texto.